Quem somos


SOMOS 65 APROVADOS NO CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DE AGENTE FISCAL DO TESOURO DO ESTADO - AFTE/RS, classe pertencente à Secretaria da Fazenda do Estado do RS.


ESTAMOS LUTANDO PELA NOMEAÇÃO E TRAZEMOS ARGUMENTOS À DISCUSSÃO.

O Rio Grande do Sul é a 4ª maior economia do nosso País. Participa com 6,6% do PIB Nacional possuindo mais de 10 milhões de habitantes. A média entre os 9 maiores estados brasileiros, responsáveis por 83% do PIB, é de um Agente Fiscal para 7.635 habitantes. Em média cada fiscal é responsável por 12 milhões de ICMS.


No Rio Grande do Sul, a proporção de Agentes Fiscais que efetivamente atuam na Administração Tributária é de um para cada 21.342 habitantes, sendo cada fiscal responsável individualmente por 37,5 milhões do ICMS. O número de Agentes Fiscais no RS (previsão legal: 830) é inferior à maioria dos demais Estados. Para manter a eficiência fiscal, é importante a manutenção do quadro funcional.

EXISTEM 246 CARGOS VAGOS DE AGENTE FISCAL DO TESOURO DO ESTADO ENTRE AS CLASSES (A, B, C) E HÁ QUASE 200 SERVIDORES EM VIAS DE SE APOSENTAR.

É importante que haja reposição nas classes iniciais da carreira para a manutenção das metas fiscais a longo prazo. Temos certeza de que a nomeação de novos Agentes Fiscais vem ao encontro das necessidades da população por mais recursos, sua correta aplicação e controle. Estamos com muita vontade de fazer parte desta equipe e trabalhar pelo crescimento do Estado do Rio Grande do Sul.




Saiba mais sobre o concurso

Um comentário:

  1. Os cargos AFTE, AFE e AE, agora com a lei orgânica, são só para advogados, administradores, economistas e contadores ?? ou continua sendo para qualquer formação superior, como p.ex.: engenheiros ??

    ResponderExcluir